Olá,
Esse post não tem nenhum conteúdo técnico, mas pode servir para você, com algumas dicas dessa grande jornada que foi me tornar membro de um grupo bem seleto de profissionais, que passaram no Exame de Oracle Certified Master da Oracle.
Como é a tão temida prova, você pode ler um pouco mais nessa página da Oracle, que é basicamente o seguinte:
Dois dias de prova prática dentro da Oracle, que você pode escolher entre os seguintes centros, atualmente:
Reading – UK (onde eu fiz a prova)
Reston Virgínia – USA
Beijing – CN
Shangai – CN
Bangalore – IN
Coreia (O link do site da Oracle estava quebrado quando escrevi o post).
São testados, de maneira prática, 9 áreas de conhecimento do Oracle 11g (versão em que eu fiz o exame, agora tenho que correr atrás de fazer o upgrade para o 12c). Um profissional da Oracle (Proctor), acompanha os candidatos durante todo o exame prático. Depois de prestar o exame, o resultado demora cerca de 20 a 45 dias para sair, então não é nem de perto como os exames normais de OCA, OCE e OCP onde se tem o resultado na tela, na hora.
Eu sempre quis me tornar um OCM, e confesso que um pouco desencorajado por alguns chefes a obter certificações. Fiquei muito feliz, e com uma certa inveja (boa, se é que isso existe), quando um DBA, amigo meu, (Hélio Vitório), hoje posso chamar assim, na época nem tanto… rsrsrsr… Que trabalhava, onde iniciei minha carreira como DBA, se tornou OCP 9i. Desde esse momento eu soube que era possível, para um mero mortal, passar num exame de certificação e me tornar OCA e OCP, mas que seria uma jornada bem longa, imagine o OCM, era praticamente impossível. Isso foi lá em 2004/2005 e desde lá, eu sempre estudei, me dediquei e passei na prova de OCP do Oracle 10g em 2007. Então posso dizer que desde o momento que você se dedica e estuda de verdade, está se preparando para o OCM.
A minha preparação para a prova do Oracle Certified Master 11g, foi até bem curta, desde que eu decidi fazer o exame em novembro de 2017 até prestar o exame em 22 e 23 de Fevereiro de 2018, foram menos de 4 meses de estudos voltados para a prova testando cada uma das 9 áreas de conhecimento. (No meio do caminho eu passei por um problema sério, um amigo policial levou um tiro, e quase o perdemos, esse stress foi ainda mais impactante no meu plano de estudos). Quando optei por fazer a prova, já tinha a prova do 12c, mas como me sinto ainda mais confortável gerenciando o Oracle 11g do que o 12c, optei por fazer a prova do 11g e depois fazer o upgrade. (Louco isso né? Eu já nem tinha passado no exame de OCM do 11g e já estava pensando no exame de upgrade, mas, como dizia nossa ilustríssima ex-presidenta: “A gente coloca a meta, quando atingir a meta, dobramos a meta”, e é isso aí).
Nesse meio do caminho, mas não são pré-requisito, sim requisitos, no meio do meu plano de estudos e ainda tive que fazer 2 cursos avançados pela Oracle University, (esses cursos são recomendados e são obrigatórios para a obter a certificação, mas você pode fazer bem antes, ou até mesmo depois).
Para ser OCM você precisa:
Ser OCP na versão do exame ou superior + Fazer 2 cursos avançados pela Oracle university + Passar no Exame Prático na Oracle + Remeter os formulários.
Eu fiz exatamente nessa ordem listada na página da Oracle University
Obs.: A lista de cursos está na mesma url da Oracle university.
Depois da preparação (3 meses), que foi longa e árdua, eu estudei uma média de 6h por dia de testes práticos, incluindo finais de semana, feriados (incluindo o natal, ano novo e carnaval), onde todo mundo estava passeando, mas como minha mãe sempre dizia: “Você não é todo mundo”… rsrsrsrsrs
Eu tenho que agradecer a todos ao meu redor por me entenderem quando eu estava estressado, sem paciência, principalmente minha esposa Cristiane e meu filhote Davi, mas todos, sem excessão, sofreram com essa preparação. Por mais que eu estudasse, nunca me sentia preparado o suficiente para fazer o exame.
Eu agendei o exame em 01 de Dezembro de 2017, e confesso, dá um frio na barriga enooooooorme, você pode até cancelar, sem custos, até 1 semana antes da prova, mas para nós Brazucas que temos que comprar passagens de avião, hotel e etc, não tem essa, marcou, tem que ir lá fazer. Um fato é, mesmo que eu não tivesse passado, só a preparação para a prova e a experiência valem muito para sua carreira, é uma situação que nunca havia vivenciado e posso dizer que toda a preparação elevou meu nível de conhecimento e me tornou um DBA melhor. Como novembro quase todo, como disse antes, eu passei indo ao hospital, eu praticamente me preparei Dez, Jan e Fev para o exame.
Este livro aqui, do meu amigo Kamran Agayev me ajudou muito, mas muito mesmo, a fazer o exame. Eu recomendo o livro até mesmo para aqueles DBAs que não querem fazer a prova de OCM, mas querem aprender mais Oracle e testar as coisas com uma abordagem prática. Outra coisa que deve estar familiarizado é estudar Oracle pela documentação oficial, isso é altamente recomendado para quem quer se tornar um OCM e também um DBA melhor.
Uma coisa importante, como o fuso é diferente, para não sofrer tanto com jet lag (descompensação horária), recomendo chegar na cidade onde fará a prova com, no mínimo 2 dias antes da prova, fazer o trajeto até o local para medir o tempo e ver o transito para evitar surpresas no dia do exame. Eu optei por fazer a prova em Reading, que fica 1h do centro do Londres, eu gosto de passear pela Europa, então eu juntei o útil ao agradável.
Reading é um lugar pequeno, mas bem bonitinho, e foi uma excelente escolha em minha opinião, talvez até penso em fazer a prova de upgrade do 12c lá. Me hospedei em uma casa, pelo Airbnb, levei junto comigo minha maior torcida, esposa e filhote, e também levei minha cunhada Danielli.
Dentro do Campus da Oracle em Reading
Depois de fazer o exame de OCM, eu estava cansado e estressado, então depois de passar quase 4 meses trancafiados dentro de casa, eu levei minha família para umas férias pela Europa, foram algumas semanas conhecendo lugares e pessoas incríveis.
Depois de Reading, fomos a Glasgow (Escócia), mas no meio do caminho, paramos em Oxford, um lugar bem bonito e onde pude conhecer esse PUB abaixo, que era frequentado por ninguém menos que J.R.R.Tolkien (Senhor dos Anéis) e C.S. Lewis (As Crônicas de Nárnia).
Dentro do The Eagle and Child
Glasgow é uma cidade muito bonita, como uma Catedral bem antiga e imponente, que vale muito o passeio por ela, ainda tem a necrópole, que te dá uma vista da cidade perfeita.
De Glasgow, fomos até as Terras Altas da Escócia (Highlands)
Para quem é fã de Harry Potter, vai reconhecer aquela ponte logo ali atrás.
O nosso passeio foi de Glasgow (ainda conhecemos Stirling e Edimburgo) e partimos para Londres, no meio da Fera do Norte, que deixou a temperatura bem baixa e com muita neve pelo nosso caminho. Para nós, foi uma diversão imensa, não estamos nem um pouco acostumados com neve.
Essa era a nossa vista pela manhã em Glasgow
Depois de dirigir com algumas horas, com neve e na mão inglesa (tenso demais), chegamos em Londres.
E quem não conhece a famoso detetive de Baker Street, 221B?
De Londres, fomos para a Alemanha, e fizemos bate-voltas para Amsterdã, Luxemburgo, Belgica sempre parando para conhecer cidades pelo caminho.
Amsterdã
Castelo Burg Eltz
Cidade de Monschau, uma cidade bem preservada e que não foi afetada pela guerra.
Vista do Castelo de Drachenburg
Encantados com a beleza de Amsterdã e essa era a vista do esconderijo de Annie Frank.
E no dia 14/03/2018, foi o dia mais feliz da viagem, pelo menos para mim. Saiu o tão esperado resultado da prova e passamos o dia na DisneyLand Paris, que é muito, mas muito legal!!! E eu olhando o celular e contando para todo mundo que tinha passado na prova.
Castelo da Cinderela
Essa torre é mágica, sempre nos encanta admirar essa maravilha.
O para celebrar o OCM, jantamos em nosso último dia em Paris, na torre Eiffel
Esse dia estava um solzinho maneiro em Paris, deu até para ficar sem casacos.
Essa foi uma aventura longa, divertida e de fortes emoções. Gostaria de agradecer, de coração, todos os envolvidos nesse imenso projeto, todos vocês foram extremamente importante para o sucesso dessa empreitada.
Minha esposa e filho, mãe e padastro, sogro e sogra, irmã e cunhado, cunhadas e concunhado, meu sobrinho perturbado, meus afilhados, meus amigos e todos que se envolveram direta ou indiretamente nessa empreitada. Sem vocês, nada disso seria possível.
Me ajudem agora a fazer o upgrade!!! Rsrsrsrsrsrs
Att,
Mufalani